Polêmica

Flamengo x Palmeiras acabou antes do VAR atuar: 'Agora já foi'

Áudios divulgados após rodada mostram falha grave de comunicação

Jogo foi bastante movimentado, mas sem polêmicas de arbitragem
Jogo foi bastante movimentado, mas sem polêmicas de arbitragem |  Foto: Cesar Greco/SEP
 

O aguardado duelo entre Flamengo e Palmeiras, no último domingo (21), não teve polêmicas de arbitragem. No entanto, a divulgação dos áudios de conversas entre juiz e árbitro de vídeo, divulgadas pela CBF sempre após as rodadas, expôs uma falha grave de comunicação ao fim do confronto.

Os times empatavam em 1 a 1 no Allianz Parque quando, em um dos últimos lances, com escanteio a favor dos paulistas, houve uma trombada entre o volante Arturo Vidal e o zagueiro Gustavo Gómez. Os palmeirenses pediram pênalti, mas o árbitro Ramon Abatti mandou o jogo seguir.

Aparentemente, em uma segunda análise, não houve infração no duelo corporal. No entanto, o lance capital acabou não passando por revisão do VAR. Ramon consulta o assistente, Pablo Ramon Gonçalves - que hesita a responder. Na sequência, a partida já havia sido reiniciada. 

"Pode jogar, Pablo? (...) Agora já foi", sinaliza Ramon em campo.

Na cabine de vídeo, Pablo responde pedindo calma.

"Calma, checagem completa. (...) Tudo ok. Pode encerrar [o jogo]", responde.

A regra diz que um lance só pode ser reavaliado com o jogo parado. Se a bola voltar a rolar, o VAR não pode mais interferir nas decisões de campo. Neste caso, mesmo que fosse constatada a infração de Vidal em Gómez, Ramon Abatti não poderia assinalar a penalidade - já que a bola já estava em jogo novamente.

< Mulher morre após ser atingida na cabeça por galho no Rio Corpos são encontrados em rio da Baixada Fluminense <